Grupos de Trabalho do Atitude

Ponto de Encontro 
Como tudo começou... 

As atividades do Grupo Atitude vinham crescendo e diversificando-se cada vez mais e o interesse por parte de brasileiras (os) da região de Bern, Solothurn e Friburgo aumentando muito. Também junto às instituições suíças já eramos consideradas como ponto de referência. Podiamos porém, abranger somente uma pequena parte daquelas que estavam a procura de apoio ou de informações das mais diversas, muitas vezes sem acesso às mesmas.

Através de um questionário feito no final de 1997, o Grupo Atitude e um Grupo de Filipinas, puderam levantar dados mais concretos sobre as necessidades atuais das mulheres de ambos os grupos, sendo que a necessidade maior foi a de termos um local fixo para encontros regulares, que permitisse também um fácil acesso a outras brasileiras, não participantes do grupo.

O resultado desse questionário foi apresentado a Caritas Bern, uma entidade filantrópica, e com o apoio dessa, levou-se a proposta ao decanato da Igreja Católica de Bern, que colocou à disposição dos Grupos uma das salas da Igreja Bruder Klaus, onde por sinal as filipinas já se encontravam há mais de 10 anos.

Desde outubro de 1998, a sala está a nossa disposição às quintas-feiras, no início das 17:00 às 21:00 h e desde ca. 10 anos, no horário das 14:00 às 17:00 h, com exceção das ferias escolares. Vale ressaltar que não temos vínculos partidários ou religiosos.

Como nos organizamos... 

Alguns membros do Grupo Atitude compõem, voluntariamente, o núcleo e coordenam o funcionamento e as atividades do local. Temos condições de fornecer informações nas áreas de saúde, educação, emprego, etc, bem como indicar repartições, entidades e outras associações de ajuda à (ao) migrante.

Elaboramos um fichário com nomes de profissionais das mais diversas áreas, que falem nossa lingua. Foi criada uma biblioteca com inúmeros livros e DVD.s em lingua portuguesa. Organizamos encontros para troca de informações, mero bate-papo, interessantes palestras e no final de cada ano, temos o bazar de natal que já virou tradição.

{clique aqui}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fcebook

Ponto de Encontro